sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008


Como estamos vivendo um momento cinema em relação ao prêmio de Tropa de Elite no Festival de Berlim e nesse domingo estaremos prestigiando a mais um Oscar. Não pude deixar de comentar e trazer uma curiosidade a respeito do prêmio de Berlim, o Urso de Ouro.


O Urso de Ouro (em alemão Goldener Bär) é o prêmio de maior prestígio do Festival de Berlim e é um dos mais importantes e prestigiados prêmios de cinema do mundo. É entregue desde o ano de 1951 para a melhor obra do ano, escolhida pelo júri internacional. Desde 2007 também é entregue para a melhor curta-metragem do ano.
Além disso, é entregue o Urso de Prata (6 vezes por ano) para longa-metragens como prêmio de honra. A estatueta foi criada pela artista Renée Sintenis.
O Brasil
ganhou seu primeiro troféu em 1998, com Central do Brasil, de Walter Salles. Na ocasião, Fernanda Montenegro também foi agraciada com o prêmio de melhor atriz. Este ano, depois de dividir a crítica (alguns aclamaram o filme como uma "verdadeira obra-de-arte" enquanto para outros se tratava de um filme fascista), Tropa de Elite trouxe novamente a estatueta para o Brasil.


O Festival internacional do filme de Berlim (alemão Internationale Filmfestspiele Berlin (IFB, Berlinale)), também conhecido com "Berlinale", é um dos mais importantes festivais de cinema da Europa e do mundo. Ele acontece todos os anos em Fevereiro ( de 10 a 20 de fevereiro) em Berlim, e foi inaugurado em 1951 por uma iniciativa dos Estados Unidos, que ocupavam parte da cidade depois da Segunda Guerra Mundial. O júri sempre deu ênfase a filmes representativos de todos os lugares do mundo, do antigo bloco de leste bem como dos países ocidentais. Os prêmios são chamados de Urso de Ouro e Urso de Prata, porque o urso é o símbolo de Berlim.


Espero um dia poder receber um, embora já possua um que vale mais do que qualquer ouro do mundo.


woof pra todos!

Nenhum comentário: