segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008


A comunidade dos ursos é uma subcultura da comunidade gay. Ursos são homens gays corpulentos ou pesados, usualmente peludos e barbudos, às vezes mas nem sempre atraídos por outros homens. Ursos usualmente exibem uma aparência abertamente masculina. Alguns põem grande importância em apresentar uma imagem hiper-masculina e cortam interações com homens que apresentem maneirismos e estilos efeminados.
Existe muita controvérsia a respeito da definição de um urso. Alguns afirmam que qualquer pessoa que se identifique com um urso é um urso, e outros arguindo que Ursos tem que possuir certas características físicas, como corpulência, peitos peludos e barba ou bigode.
Embora a gênesis tenha sido nos anos 70, os Ursos só começaram a ser conhecidos como um subgrupo nos anos 80, na Alemanha (como parte do grupo leather) e em São Francisco, em parte como reacção à AIDS. No Brasil, historicamente o primeiro grupo formado pela comunidade foi o Sampa Bears. Entretanto, somente em novembro de 1997, na cidade do Rio de Janeiro ocorreu o primeiro encontro oficial brasileiro, organizado pelos participantes Everton (Lovelier) e Júlio (Nastycub).


A definição de Urso que nasceu no inicio da corrente diz-nos que um Urso é um homem homossexual de porte grande, com barba e bastante pêlo corporal.
Um homossexual de grande porte, com barba e bastante pêlo corporal não pode ser simplesmente considerado Urso apenas porque tem aquelas características físicas, assim como um outro homossexual que não apresente uma ou algumas daquelas características tenha que ser automaticamente excluído.
Muito mais importante do que o aspecto físico é a maneira de ser, de estar, de conviver com as outras pessoas e acima de tudo a capacidade para se assumir e ter orgulho em ser um homem, e que gosta de homens que também têm orgulho em o ser.
Dentro da definição geral do que é um Urso, que é a mais importante de ser entendida e assumida, foi aparecendo um conjunto de categorias e termos que servem essencialmente para distinguir os Ursos de acordo com o aspecto físico ou com a suas preferências:


*Urso - um homem com barba ou cavanhaque, de peito e corpo peludo e corpulento; frequentemente adulto (ou com a aparência de mais velho).

*Filhote ou Cub - um jovem (ou com aparência jovem) com alguns desses atributos, ou jovens que gostem de Ursos. Normalmente relacionam-se de modo dependente em relação ao parceiro, mas essa não é a regra.


*Lontra - um homem que é geralmente peludo e possui barba, mas que não é corpulento ou largo - normalmente altos, mas que não são gordos.


*Admirador ou Chaser - um termo que se refere aqueles que não são ursos, filhotes ou lontras, mas são sexualmente ou emocionalmente atraídos por eles.

*Users Radicais Sem Organização ou URSO (letras maiúsculas) - grupo de jovens homossexuais de alma rebelde que gostam de ursos mais experientes. Relacionam-se de modo independente em relação aos parceiros e normalmente mantêm várias relações paralelas. Também são conhecidos por ursos cheaters.

*Bear - A definição exacta do que é um urso depende de pessoa para pessoa. Neste site podes encontrar uma opinião pessoal sobre o que realmente é um Urso.

*Behr - São os que não têm algumas das características físicas tradicionais de um Urso mas que se identifica como tal. (Podem ter poucos pêlos ou ter apenas bigode)

*Big Bear - É um Urso forte e alto (também considerado um Chubby Bear ou um Chubby peludo).

*Black Bear - Urso de pele negra.

*Bruin - Urso com constituição atlética, que pratica desportos de contacto físico.

*Chaser -(Do inglês, Caçador) Homossexual que se sente atraído por Ursos ou Chubbies

*Chubby Bear -(Do inglês, Fofinho) Urso com peso corporal elevado e com uma barriguinha proeminente. Apesar de alguns Chubbies serem Ursos e identificarem-se com a comunidade, existem outros que não o são. As comunidades de Ursos e Chubbies têm as suas particularidades e podem ser muito diferentes em alguns aspectos.

*Cub (cria/filhote) - Ursos mais novos, geralmente ainda sem barba ou sem barba completa. Podem ser magros ou baixos. Aplica-se também a Ursos sem experiência ou submissos que apreciam a companhia de Ursos mais velhos.

*Koala Bear - Urso com o cabelo e pêlo louros.

*Leather Bear - Um bear que também se assume como Leather. Geralmente usa roupa e acessórios típicos da comunidade Leather.

*Muscle Bear - Urso particularmente musculado.

*Otter (lontra) - Ursos mais magros e de porte menor mas que têm bastante pêlo corporal e barba.

*Polar Bear - Ursos mais velhos que têm o cabelo e pêlo corporal branco ou grisalho.

*Grizzly Bear - São ursos corpulentos, bem proporcionados e peludos. Não necessariamente gordos.

*Hirsute - Urso com uma quantidade excepcional de pêlo corporal.

*Arctofilo - Assumidamente amigo de Ursos.

*Ursófilo - Um jovem homossexual sem pêlos corporais e magro mas que se sente atraído por Ursos.

*Bear Code (Código Ursino) - É um código usado principalmente nas listas de contactos de alguns sites para descrever de uma forma rápida as características físicas de cada urso que se apresenta a essa lista.

*Woof - termo usado nas saudações entre Ursos. A um Urso particularmente interessante chama-se Woofy.

*Cave/Den (caverna/gruta) - Local de encontro de Ursos.


No Brasil, o que é necessário para ser considerado um Urso?
Não é necessário nada para ser considerado um urso. No Brasil as pessoas tem a idéia errada de que só é um urso o cara que é gay, gordo e/ou peludo. Ser urso é uma filosofia, é valorizar aquilo que você é, seus atributos masculinos, e não seguir a moda ou regras de estereótipos pré-definidos. Qualquer pessoa pode ser um urso, para isso basta apenas valorizar aquilo que você é!
Qual é esta filosofia?
A filosofia é a seguinte: "Seja Como Nós, Seja Você Mesmo!"


woof!

Nenhum comentário: